A vida de um jogador profissional de futebol

Alguns dos nossos leitores mais jovens poderão estar sonhando com uma carreira profissional jogando futebol. Ser jogador de futebol é o sonho de milhões de meninos pelo mundo inteiro e é importante que se saiba bem como é a vida desses jogadores antes de se apostar tudo em tal carreira.

O mesmo serve, claro, para os pais desses meninos que deverão fazer todo o possível para encorajar o sonho e a paixão de cada criança mas tendo sempre uma perspetiva realista da situação e possibilidades no futuro.

Ao sabor do mercado

A não ser que se jogue a um nível muito baixo, em um time de bairro ou pouco maior, um jogador profissional de futebol tem de estar preparado para mudar de time em qualquer momento. Embora tais mudanças sejam mais comuns no final de cada temporada, é possível que existam transferências pelo meio.

Assim, é importante estar ciente de que um jogador profissional poderá ter de deixar casa, amigos e família para trás se surgir a oportunidade de um contrato mais vantajoso para a sua carreira.

Isso se torna ainda mais delicado quando o jogador tem mulher e filhos, pois será necessário que ela encontre um novo emprego na nova cidade e que as crianças mudem de escola sem que isso cause um choque demasiado grande para elas.

Jogadores internacionais

Quando os jogadores profissionais de futebol chegam a um nível em que são cobiçados por clubes estrangeiros, então as mudanças poderão ser muito maiores.

Se muitos jogadores brasileiros acabam indo jogar em Portugal e não encontram barreiras na comunicação, aqueles que vão para outros países poderão encontrar dificuldades com a língua.

É sempre recomendável que um jogador com perspetivas de jogar a nível internacional aprenda pelo menos um pouco de inglês, a língua franca mundial, para facilitar a sua vida no estrangeiro.