As principais ligas europeias

Apesar de a nível de seleções a Europa não ser exatamente a mais dominante, a verdade é que em termos de ligas nacionais as melhores do mundo estarão sem qualquer dúvida no velho continente.

Poderia se pensar que o Brasil ou a Argentina teriam grandes ligas também, e não neguemos por exemplo a competitividade do Brasileirão, mas é na Europa que estão jogando os melhores clubes.

Mas como é isso possível se alguns dos melhores jogadores são sul-americanos? A resposta pode se resumir em uma só palavra: dinheiro.

O investimento em futebol na Europa atinge níveis colossais e desse modo os melhores jogadores de todos os continentes acabam cedendo e vão jogar, e faturar, para a Europa.

De entre as melhores ligas europeias destacamos a inglesa, a alemã e a espanhola.

Premier League

Nomes como Liverpool, Manchester United, Chelsea ou Arsenal dispensam apresentações. Junte-se agora times com investimentos multimilionários recentes como o Leicester ou o Manchester City e temos a Premier League como, possivelmente, a liga de futebol mais competitiva no mundo inteiro.

Bundesliga

Com um tipo de futebol muito físico, muito duro, a liga alemã tem clubes de renome mundial como é o caso do Bayern de Munique ou o Borussia Dortmund. Embora esses clubes atualmente estejam um pouco abaixo do que foram em tempos, essa continua sendo uma liga muito competitiva com qualquer dos clubes de topo a ser candidato a vencer a Liga dos Campeões.

La Liga

Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid. É preciso dizer mais? Contratos milionários, jogadores de qualidade absolutamente monstruosa como os dois Ronaldos, Neymar ou Messi? A liga espanhola é uma das mais emocionantes do mundo e palco onde brilham alguns dos melhores jogadores que alguma vez surgiram no futebol.

Também a Liga Portuguesa

Resta uma menção honrosa para a liga portuguesa pois é rampa de lançamento para muitos jogadores brasileiros e já produziu grandes estrelas como Cristiano Ronaldo e Luís Figo.