As regras

As regras do futebol, em geral, são muito simples. É também graças a esse fato que o futebol se tornou no sucesso que é, pela facilidade de entender as regras tanto por parte do jogador como do torcedor.

Dito isso, é necessário estar familiarizado com algumas regras mais específicas se se quiser jogar futebol em alguma competição mais a sério ou para poder entender na totalidade qualquer partida a que assista ao vivo ou na TV.

Vamos em seguida explicar algumas das regras mais importantes do futebol.

Tempo

A partida de futebol tem uma duração total de noventa minutos. Esses noventa minutos são divididos em duas metades de quarenta e cinco minutos cada, com um intervalo que poderá durar entre dez a quinze minutos.

Em algumas competições, se no final dos noventa minutos se verificar um empate, então a partida será continuada com duas prorrogações de quinze minutos cada. Se no final das duas prorrogações o empate persistir, a partida será decidida com recurso a pênaltis.

Infrações

Em futebol, é considerada uma infração toda a ação que vá contra as regras do jogo. Isso inclui o contato físico exagerado contra um adversário. O contato entre jogadores adversários é permitido desde que não prejudique a mobilidade e/ou a integridade física dos jogadores.

As infrações são punidas com faltas. Infrações graves são punidas com a mostragem de um cartão amarelo e as muito graves com a mostragem de um cartão vermelho e consequente expulsão do jogo. O acumular de duas advertências com cartão amarelo levam a mostragem do cartão vermelho.

Impedimento

Essa é uma regra que visa evitar que um ou mais jogadores se deixem estar colocados em situação muito avançada em relação à defesa adversária. Dessa forma, um time perde a bola e impedimento é assinalado se no momento em que um jogador desse time recebe um passe estiver colocado atrás do último jogador (excluindo o goleiro) do time que defende.